quinta-feira, 20 de dezembro de 2007

UM PRÊMIO À RAZÃO HUMANA

Temos no Brasil uma cultura muito estranha, sempre buscamos alternativas, saímos pela tangente, etc. Enfim, somos profissionais em buscar alternativas para burlar o trâmite legal, entretanto, quando se trata de algo que realmente diz respeito à VIDA DE TODOS os CIDADÃOS brasileiros não somos nada alternativos; Eu explico, por exemplo, o Brasil, mesmo sendo um dos países com maior potencial energético do mundo tivemos que aturar o racionamento de energia.

Sabemos que nossas hidrelétricas estão sucateadas, com máquinas já ultrapassadas, e ao invés de modernizarmos nossas hidrelétricas (o que seria bem mais barato e viável), preferimos a alternativa de investir na construção de novas hidrelétricas (o que é bem mais caro), vale lembrar, que já foi provado que só a modernização das usinas que temos atualmente já supriria a demanda necessária por energia elétrica do país por um bom tempo; Tudo bem, certo que no Brasil o que não falta é rio para se construir hidrelétricas, mas isso me instiga a questionar por quê preferimos nos propor a causar mais IMPACTOS AMBIENTAIS, destruindo aquilo que a natureza levou milhares de anos para construir, quando há alternativas bem mais viáveis e bem mais rentáveis; sabemos que assim como não faltam águas nas quais se possam ser construídas novas hidrelétricas, também não nos falta terras, e vento, os quais poderiam ser explorados de forma plenamente sustentável com a ENERGIA EÓLICA, mas não... Enquanto se discute sobre formas de redução de impactos ambientais, nós aqui no Brasil nos preocupamos em bolar formas e mais formas de devastação.

Outro caso interessante de lembrarmos é o caso da transposição do Rio São Francisco, onde não se deixaram nem mesmo que o IBAMA terminasse os estudos de impactos ambientais de tal obra e já fomos aprovando e dando início às obras de transposição, é... Realmente se estamos dispostos "assassinar" uma das principais baías que cortam a Bahia, não precisamos estudar basta-nos fazer como temos feito agindo arbitrariamente contra o Meio Ambiente.

Depois ficamos querendo entender o que está acontecendo com o mundo, o porquê do Aquecimento Global. Intriga-me observar ao longo da história tantas aclamações ao ser humano, por ser RACIONAL, entretanto, tal capacidade tem feito de nós seres que só destroem o que aquilo que a Natureza levou milhares de anos para construir, vide as guerras, fome, miséria, tudo por conta da RAZÃO HUMANA, observemos, nós que criamos tudo isso, e que no fim das contas o que percebemos é que, na verdade, A RAZÃO HUMANA É DEMASIADAMENTE DESUMANA.

2 comentários:

Stéfanni Brasil disse...

Eu sempre disse que a raça humana é a pior de todas.
Os demais animais não ficams e perguntando se podem ser felizes, como nós, eles simplesmente são.

Boa reflexão e boas festas! =*

Anônimo disse...

Tá mto bom teu blog viu???
Sabia q c tinha naum..^^

Vou passar sempre viu???
Parabéns pelos posts!!!

Abraço!!!